RESENHAS

Problemática Mente – Raíssa Martins

Olá, boa tarde leitores!

A resenha de hoje envolve um livro do Wattpad! \o/ Adoro descobrir novos autores por lá e tive uma experiência bem interessante com o livro Problemática Mente, da Raíssa Martins. Para quem não a conhece, a mesma é dona do blog O Outro Lado da Raposa e já possui três livros na plataforma, sendo dois completos e um em desenvolvimento.

Sinopse:problematicamente

Sara tem Síndrome do Pânico e está há poucos meses tentando lidar com a doença enquanto procura um emprego e tenta manter a mente ocupada.
Seu sonho era cantar e viver de música, mas ela já desistiu desses desejos há muito tempo. Hoje ela só quer ter uma vida normal e entrar para uma faculdade.
Mas todas as suas perspectivas mudam quando ela conhece Alex, um jovem advogado com uma personalidade alegre e divertida, que ilumina seus dias sombrios e sua mente problemática.

 

Sara gosta muito de música e sempre recebeu o incentivo do pai para seguir a carreira, contudo, depois de perdê-lo de uma maneira trágica, ela acaba deixando o amor musical de lado. Sua mãe pensa que o ideal é ela seguir uma profissão com o intuito de ter estabilidade e não por gostar propriamente da área e é desta maneira que ela acaba indo trabalhar como assistente em um escritório de advocacia. Ela consegue o emprego, pois o dono foi amigo de seu pai e se sensibiliza com a situação da jovem.

Há pouco tempo Sara foi diagnosticada com a Síndrome do Pânico e ainda está tentando administrar a doença e o trabalho de certa forma a ajuda a distrair a mente, já que quando ficava em casa tinha receio de ter alguma crise e até mesmo cometer algum ato impensável.

Ao começar no novo trabalho, a jovem conhece Alex, um rapaz gentil que não somente lhe apoia a seguir a carreira que deseja como também lhe faz sentir algo que há muito tempo não sentia.

Em meio a crises, músicas, mentiras e muito romance, Sara descobrirá que a vida pode surpreender muito!

pro

Trechos

“Eu, por outro lado, estou sempre nas estrelas. Sempre viajando nas músicas, ou nos livros e buscando sempre me afastar da realidade. Deve ser por isso que me perco nos meus pensamentos e quando me dou conta, estou arfando, em pânico pelo caminho que minha mente tomou” (Capítulo 4)

“Acho que antes de nos entregarmos totalmente à alguém é preciso estar em sintonia consigo mesmo. Não se pode esperar que a outra pessoa te complete. Essa coisa de outra metade da laranja é uma furada. A pessoa que amamos deve nos acrescentar e não preencher algo que está faltando. Se não, o que acontece se por acaso essa pessoa for embora?” (Capítulo 20)

Nunca tinha lido nenhum livro que abordasse a Síndrome do Pânico e devo confessar que foi uma experiência marcante, a autora consegue mostrar ao leitor uma pequena dose através de trechos, trechos estes que exemplificam exatamente como as pessoas que possuem a doença se sentem. A Síndrome do Pânico é um tipo de transtorno de ansiedade que precisa ser compreendido melhor pelas pessoas, infelizmente a mesma ainda é vista como uma “frescura” por alguns, o que é muito triste! Apenas quem passa pela situação sabe o quão difícil é lidar diariamente com a doença e tentar evitar as crises, crises estas que surgem sem hora marcada. Acho fundamental o tema ser mais abordado e discutido, pois penso que somente desta forma as pessoas se informarão melhor, poderão compreender e ajudar sem julgamentos as pessoas que sofrem.

Outro ponto que a autora abordou que gostei muito foi acerca da escolha da faculdade e qual carreira seguir, infelizmente as pessoas ainda pressionam umas as outras e isso é horrível, a história de que apenas a estabilidade é importante e mais, que você somente pode seguir a profissão de acordo com a faculdade que escolheu é absurda. A sociedade precisa aceitar que a escolha de um curso não significa uma decisão para a vida toda, penso que nem sempre sabemos o que queremos fazer e não digo apenas quando temos 18 anos, quantos e quantos casos já ouvi de pessoas que se formam e vão seguir uma carreira completamente diferente por perceberem que não gostam tanto assim e/ou por terem se frustado. Lembre-se que não é vergonha nenhuma e que nunca é tarde para seguir seus sonhos, seja com 18 ou 90, se você tiver um, persiga-o sem medo, pois é somente alcançando-o que encontramos a felicidade e a paz no coração!

Finalizei o livro com aquela cara de “sério, acabou mesmo??? Nãaaaaaaaaaao!”, hahaha! Adoraria ler uma continuação ou um spin-off, sinto que ainda há pontos que podem ser explorados, como por exemplo o futuro de Sara e Alex e a amizade da primeira com Bianca

Para finalizar, a autora colocou no Wattpad junto a sinopse da história, uma nota e gostaria de comentá-la!

Eu já tenho esse livro pronto aqui no meu computador há algum tempo, mas ainda não tinha coragem de publicar em lugar nenhum. Isso porque ele fala sobre uma pessoa com um problema psicológico, um problema que eu mesma tenho. Então eu não sabia se as pessoas se interessariam por algo assim.

Mas achei importante divulgar essa estória exatamente por saber que outras pessoas passam pelo mesmo problema que o meu e talvez essa estória as ajude, assim como me ajudou escrever e por para fora meus medos.

Se puderem indiquem para amigos e até para essas pessoas que precisam de uma força. O meu principal objetivo é mostrar que pessoas com Síndrome do Pânico não estão sozinhas e nem estão ficando loucas. É uma doença que pode acontecer com qualquer um e quem tem, precisa lidar com ela todos os dias. E eu também queria desmistificar alguns preconceitos que exitem em relação à ela.

Raíssa, parabéns!!! Tenho certeza que seu livro ajudou e ajudará muitas pessoas, tanto as que possuem a síndrome e sabem, como as que sequer sabem que possuem e também as demais que por ignorância ainda interpretam a doença de forma banal. Precisamos muito falar sobre o transtorno, relatar realmente o que acontece com a pessoa, o porquê e como você mesmo disse, desmistificar os preconceitos e mostrar que há como manter uma vida normal e que a pessoa não é uma estranha e muito menos louca.

Para quem ficou curioso e deseja ler, basta clicar aqui.

Redes Sociais da Raíssa

Blog

Facebook 

Instagram

Tumblr

Twitter

Boa leitura, beijos! ♥

Anúncios

4 comentários em “Problemática Mente – Raíssa Martins

    1. Olá, Raíssa!
      Eu gostei muito do seu livro e não tinha como não compartilhar com os demais leitores, é um título tão marcante, que as pessoas precisam conhecê-lo e mais, precisam debater acerca do assunto principal! Você consegue com palavras fazer o leitor sentir tanta coisa que fica difícil não terminar a leitura com a mente repleta de reflexões e o coração balançado.
      Quero te parabenizar mais uma vez pela sua coragem de ter publicado este livro, ele é incrível e teria sido um desperdício se tivesse ficado guardado! Que você tenha muito sucesso e inspiração, porque talento tem de sobra!

      Beijos ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s