RESENHAS

O Clube de Leitura de Jane Austen – Karen Joy Fowler (Terceira Leitura da MLI 2017)

Oii, boa tarde leitores!

A resenha de hoje envolve o terceiro livro lido da Maratona Literária de Inverno. Escolhi o título para o desafio que consistia em ler um livro comprado pela capa e apesar de ter adquirido “O Clube de Leitura de Jane Austen” devido ao enredo, não há como negar que a capa é maravilhosa, é uma daquelas que te conquista à primeira vista, hehe!

Jocelyn, Prudie, Sylvia, Allegra, Bernadette e Grigg, seis pessoas com histórias de vida tão diferentes, decidem se reunir mensalmente para debater as obras da consagrada autora, Jane Austen.

Jocelyn, a idealizadora do clube de leitura,  mora sozinha e é uma criadora de leões da rodésia, uma raça de cachorro. Por ter sofrido abusos e desilusões durante a adolescência, decide se manter solteira a ter que vivenciar mais alguma experiência ruim. Dos seis integrantes, ela é a que gosta de estar no controle de tudo e tem sempre uma palavra amiga.

Sylvia conheceu Jocelyn em um acampamento, quando as duas eram bem novas e desde então, passaram por muitos momentos juntos, até mesmo tiveram o mesmo namorado. Sylvia está tentando se manter bem diante do fim do casamento, Daniel, seu ex-marido resolveu se separar repentinamente, o que ocasionou em uma desestruturação total na família.

Allegra é filha de Sylvia e adora artes manuais. Ela possui ideias muito bem formadas, adora vivenciar novas aventuras e está sempre querendo discutir acerca dos mais diversos assuntos. Homossexual assumida, a mesma acaba se frustrando com um relacionamento e aproveita as reuniões para indiretamente desabafar sobre seus problemas.

Prudie é professora de francês e leciona em uma classe de ensino médio. Seu costume de sempre ficar falando em outro idioma diante do grupo, por vezes desperta um incômodo. Ela passa para todos a imagem de ser uma mulher muito bem decidida, contudo, vive repleta de anseios e indagações quanto ao relacionamento delicado que possui com a mãe, sobre seu casamento e até mesmo seu trabalho.

Bernadette de todas as mulheres do clube, é a mais calma. Já se casou diversas vezes e a cada novo matrimônio, pensa que um novo amor está surgindo e junto a ele um final feliz. Adora observar aves e está sempre disposta a manter um clima pacífico entre os integrantes do clube.

Grigg é único homem que participa do clube de leitura. Como cresceu em uma casa repleta de mulheres, não se incomoda e nem se sente intimidado diante de tantas mulheres e suas respectivas opiniões fortes. Ele chega ao primeiro encontro com um volume único contendo todas as obras da autora, o que deixa as demais participantes inconformadas e inquietas pensando que o mesmo não conseguirá acompanhar, no entanto, aos poucos ele as cativa e consegue demonstrar que não somente gosta de ficção científica, como também de Jane Austen.

Ao fim de cada encontro, além de debaterem sobre a obra escolhida, os personagens aproveitam para refletir acerca de suas vidas.

Ao final do livro, o leitor é surpreendido por um guia contendo um breve resumo e curiosidades das obras discutidas; reações de diversas pessoas quanto aos livros; notas e questões levantadas pelas personagens. Achei incrível!

Quanto à diagramação do livro, a editora está de parabéns, ficou maravilhosa! A arte de capa é divina, eu me apaixonei assim que a vi pela primeira vez, a combinação de cores e fontes tornou a obra muito atraente. O tamanho da fonte no interior da obra é um pouco menor do que estou acostumada, mas nada que tenha incomodado, até porque se tivessem selecionado uma fonte maior, o livro teria ficado muito extenso. Achei um charme as pequenas ilustrações de livros nas páginas que antecedem os capítulos, são muito fofas! Por fim, não poderia deixar de mencionar a cor escolhida para o interior das orelhas, é um tom perfeito de vermelho.

Eu assisti ao filme junto com minha mãe há alguns anos atrás e na época lembro que fiquei extasiada com a forma que fui cativada no decorrer do enredo, foi uma experiência incrível, terminei querendo ler/reler todos os livros debatidos e até mesmo montar um clube, rs. Não sabia que o filme tinha sido feito baseado em um livro e quando a Rocco divulgou o lançamento, eu fiquei muito feliz e empolgada, porque se já havia gostado do filme, imagina o quanto não iria gostar do livro.

Agora que já conheço o filme e o livro, farei minhas considerações:

Elenco

Não posso criticar a escolha e nem opinar tanto, porque assisti ao filme primeiro e quando fui ler o livro os personagens por mais que eu tentasse imaginá-los de forma diferente, possuíam o mesmo rosto da adaptação.

Enredo

De forma geral, não há tantas modificações, o que acontece é que de certa forma o filme é um pouco mais atraente, senti que no livro pode ocorrer uma leve confusão diante de tantos personagens e até mesmo com a discussão dos títulos nas reuniões. É perceptível que há um narrador, o livro foi escrito em primeira pessoa, mas não se sabe ao certo quem é e isso pode deixar alguns leitores incomodados. Eu gostei de ambos e penso que as cenas adicionais no filme somente tornaram a história mais interessante.

Para finalizar, a pergunta que não quer calar: É necessário ler todas as obras discutidas antes de ler este livro?

Eu diria que não, no próprio livro ao final há um breve resumo das obras, mas, penso que a experiência se tornará melhor e mais completa se o leitor souber os detalhes, pois além de compreender melhor as indagações feitas pelos personagens, ainda pode opinar.

Já quero aproveitar até para convidá-los para uma leitura conjunta. O que acham de ler as obras de Jane Austen? Poderíamos selecionar uma por mês, igual foi feito no livro e depois discuti-las.

Boa leitura, beijos! ♥

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s