RESENHAS

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Oii, boa tarde leitores!

Começando a semana com a resenha de “Jogos Vorazes”, um livro que quando foi lançado virou “modinha” e que até hoje atrai muitos leitores. É a típica história que não somente surpreende e envolve através das linhas do livro como também nas telas, a adaptação foi bem fiel e interessante. Eu li este livro na época em que foi lançado e em seguida assisti ao filme, porém, acabei não prosseguindo com a leitura da série e na última visita que fiz à biblioteca encontrei a trilogia e achei que seria uma ótima oportunidade para lê-la.

jogosvorazes8

Katniss mora no décimo segundo distrito de Panem, um lugar repleto de proibições e dificuldades, cujo pessoas morrem de fome, simplesmente porque o governo não se importa. A jovem, depois que perdeu o pai nas minas, se sente responsável pela mãe e irmã e devido a isto, junto a Gale, seu melhor amigo, atravessa a floresta em busca de caça.

Em razão de um conflito organizado anos atrás contra a Capital, a mesma resolveu além de criar leis para garantir a paz, criar os Jogos Vorazes. O evento ocorre anualmente e tem como intuito reunir um menino e uma menina de cada um dos doze distritos,  prendê-los em um campo de batalha que pode ser uma selva ou um deserto e por semanas fazer com que os mesmos lutem até que reste apenas um sobrevivente.

Para os meninos/meninas que necessitam de uma quantidade de grãos e óleos adicionais, segundo as regras, podem adicionar o nome ao sorteio mais vezes e por isso tanto Katniss quanto Gale se sentem receosos, pois possuem inúmeros papeis. Contudo, destino ou não, a escolhida deste ano é Prim, a irmã de Katniss. A jovem fica tão preocupada em ser escolhida, que não chega a pensar que justo sua irmã que possui apenas um papel pode vir a ser a escolhida e por isso sem pensar, assim que ouve o nome da mesma, se voluntaria no lugar dela.

jogosvorazes

Quanto ao menino, o escolhido é Peeta, o filho do padeiro e apesar do mesmo possuir inúmeros irmãos, nenhum se voluntaria para ir em seu lugar. Depois das despedidas, ambos partem rumo a Capital para conhecer melhor as regras do torneio, os demais participantes, para o treinamento e por fim, o combate.

jogosvorazes2

Em meio a enfermidades, estratégias, dificuldades e uma pitada de romance, Katniss precisará enfrentar não somente os vinte três participantes, como também a si mesmo.

jogosvorazes7

O livro é dividido em três partes: “Os Tributos”, onde é descrito a infância e vida atual de Katniss e a apresentação dos escolhidos para os Jogos Vorazes; “Os Jogos”, onde são descritos os combates entre os escolhidos e as estratégias de sobrevivência e por fim “O Vitorioso”, onde uma regra é alterada, modificando essencialmente a competição.

jogosvorazes4

jogosvorazes5

jogosvorazes3

Que distopia fascinante! É incrível como a autora consegue guiar os sentimentos do leitor, fazendo com que o mesmo se sinta no enredo como se fosse um personagem. As cenas foram muito bem construídas, há momentos angustiantes que te fazem refletir até onde um ser humano consegue suportar.

Amei o fato de Katniss ser uma personagem forte e não se deixar abalar perante adversidades. Quanto ao romance, bem, não sei ainda se sou team Gale ou team Peeta, haha.

Apesar de eu já ter lido e assistido ao filme, esta releitura foi uma ótima experiência, não vejo a hora de poder ler a continuação! Super recomendo!

Boa leitura, beijos! ♥

Anúncios

4 comentários em “Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s