RESENHAS

Primeira Leitura Finalizada da Carnatona: Intrigas da Corte – Elizabeth Fremantle

Oii, boa tarde leitores!

Recebi mês passado de cortesia da Editora Paralela, o lançamento “Intrigas da Corte”, da autora Elizabeth Fremantle. Apesar de ser o segundo volume da Série “Xeque-Mate da Rainha”, é possível ler de forma independente. Fiquei tão contente com o recebido que fui logo ler, inclusive aproveitei para adicionar a minha tbr da Carnatona.

IMG_20170308_103907IMG_20170308_103853

A leitura é tão cativante que não sabia se prosseguia rapidamente ou se aproveitava lentamente. É uma história densa, com trechos marcantes e personagens muito fortes, acredito que será apreciado pelos leitores que adoram história, romances intensos e arrisco dizer que envolverá até mesmo um público inesperado.

No decorrer do enredo conhecemos mais sobre os Tudor e a respectiva linha de sucessão pelo poder.

No ano atual, temos como rainha,  Mary Tudor, uma monarca rígida que segue a religião a risca. Diante de ameaças e uma traição, decide pelo enforcamento de sua prima Lady Jane Grey e o tio. A população vive uma época tensa, onde tudo é motivo de desconfiança e diante dos fatos recentes, Frances, mãe de Jane, se sente atordoada e muito preocupada com o bem estar de suas duas outras filhas: Katherine e Mary.

Katherine é conhecida pela sua beleza estonteante e apesar de ter se casado, teve a cerimônia cancelada devido aos escândalos envolvendo sua família. Sua mãe se preocupa com a mesma, pois ela pode acabar se tornando uma ameaça direta a rainha por poder ter filhos.

Mary é a filha caçula e ao contrário da sua irmã, não apresenta nenhuma ameaça a rainha, ela é chamada de ratinha por possuir baixa estatura e por ter nascido com uma má formação nas costas, o que lhe acarreta dificuldades físicas e sentimentais. A jovem se aproveita dos seus defeitos para se aproximar da rainha e assim proteger sua família.

Mary Tudor é casada e por muito tempo alimenta uma gravidez que mais tarde se mostra irreal e devido a este fato acaba por perder o marido. Depois de sua morte, a sucessora Elizabeth I se mostra mais amigável e não tão rigorosa quanto a religião para com a população, pelo menos é o que aparenta inicialmente.

Em meio a paixões arrebatadoras, mentiras, traições e muito poder, as irmãs Grey terão que se unir e lutar pelo que acreditam para poder ter uma vida sossegada ou quase isso.

IMG_20170307_173249

Eu fiquei tão impressionada com a história, a cada capítulo uma emoção diferente, me envolvi demais com os personagens. Ao final do livro a autora explica que tentou se manter fiel a história real, porém, como não foram encontrados registros acerca de alguns fatos, ela acrescentou detalhes para obter um enredo mais completo.

O livro é dividido em cinco partes, sendo que os capítulos ao invés de serem numerados, foram selecionados com narrações de personagens, ou seja, a cada novo capítulo, temos os pensamentos e narração de um personagem específico. Penso que dessa forma a autora conseguiu aproximar ainda mais os leitores da história e dos personagens, é como se estivéssemos trocando correspondências com os mesmos.

Não posso deixar de mencionar a respeito da diagramação, as letras possuem um tamanho confortável para a leitura e a arte de capa é belíssima, o contraste das cores com o hot stamp (prata) do título deixaram a edição mais bonita.

IMG_20170307_162439

O que auxilia a leitura e a deixa mais fluida é a árvore genealógica que encontramos no início do livro e as informações adicionais no desfecho: nota da autora, para entender a sucessão dos Tudor e a lista dos personagens.

IMG_20170307_173142

IMG_20170308_122236

IMG_20170308_122340

IMG_20170307_173045

A história tem como foco as rainhas Mary e Elizabeth I e a irmãs Grey e sua família, contudo, os personagens secundários apresentam um papel fundamental. Um destes personagens é Levina, uma pintora que sustenta a casa com o seu trabalho e que é também melhor amiga de Frances e suas filhas. É uma mulher forte que conheceu de perto o sofrimento, a traição e que em diversos momentos precisou se manter neutra para não colocar tudo a perder. Assim que finalizei a leitura, fui correndo pesquisar sobre a mesma e me impressionei com o detalhismo de suas obras.

Katherine Grey é uma sonhadora acima de tudo, não almeja ser rainha, quer apenas ser feliz junto a quem ama e infelizmente em decorrência a este amor acaba sofrendo. Ela se casa e ama seu marido, contudo, tem que se separar devido aos escândalos envolvendo o nome da família; se apaixona mais tarde pelo irmão de sua grande amiga Juno e este sim, se apresenta como o verdadeiro amor, mas a vida nem sempre é justa e para estar junto a ele, precisa abrir mão de outros amores.

Mary Grey é uma jovem que em muitas ocasiões é vista apenas como uma criança inofensiva e bobinha, passa despercebida entre a família e a rainha que mal sabem o poder que a pequenina possui. Com uma grande atenção a tudo a seu redor, ela conquista aos poucos as pessoas e acaba descobrindo mais do que deveria. Passa boa parte da vida sendo rebaixada devido a seus defeitos, porém, são os mesmos que lhe mostram que a beleza exterior não é o mais importante.

IMG_20170307_172843

IMG_20170307_180955

Finalizo esta resenha querendo reler o livro, me apaixonei demais com o enredo, realmente não esperava que fosse gostar tanto, confesso que até senti um certo receio, estava com medo que fosse uma história extremamente forte que me tirasse o sono. Quero ler o primeiro volume da série e estou super ansiosa pelo lançamento do terceiro, inclusive já deixo aqui meu pedido para que a Editora Paralela publique logo

Ao final da leitura refleti muito acerca do papel da mulher naquela época, é claro que não concordo com muitas das decisões que foram tomadas pelas rainhas, no entanto, imagino o que a levaram realmente a tais atos e fico pensando nas dificuldades que enfrentaram para conseguir se manter em uma posição de tanto poder. Como será que administravam os sentimentos, anseios e as inúmeras pressões?

Quero agradecer a Editora Paralela por ter me proporcionado esta maravilhosa experiência literária 

Boa leitura, beijos! ♥

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s