RESENHAS

Ó, O Globo! – A História de um Biscoito – Ana Beatriz Manier

A resenha de hoje envolve o livro “Ó, O Globo! – A História de um Biscoito”, da Ana Beatriz Manier.

Apesar de nunca ter visitado o Rio e não conhecer muito acerca da cidade maravilhosa, eu já tinha ouvido falar do famoso biscoito de polvilho Globo através das redes sociais, televisão e em blogs.

Sou apaixonada por biografias e fiquei super empolgada quando a editora divulgou que publicaria a de uma marca tão conhecida e amada. Eu recebi o livro junto a um kit muito amorzinho composto por uma ecobag, marcadores e o famoso biscoito.

IMG_20170211_150738

No início do livro a autora nos apresenta os Ponce Morales e Fernandes, duas famílias que vieram da Espanha para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Este deslocamento ocorreu devido a crise que a Europa estava sofrendo e também a proibição do tráfico de escravos no Brasil e o desejo do mesmo de “branquear” e “regenerar” a população.

No decorrer dos primeiros capítulos, conhecemos melhor sobre as respectivas famílias;  o casamento de Encarnação Fernandes com Antonio Ponce Morales, o nascimento dos filhos e as conquistas e dificuldades enfrentadas pelos mesmos.

E é em meio a estas dificuldades que Milton, o filho do casal, decide pedir ajuda a um tio e começa a trabalhar na padaria Record. O que era para ser apenas um emprego temporário para ajudar a família, se torna o início de um grande negócio.

A trajetória do biscoito Globo é repleta de muito esforço, noites mal dormidas e sacrifícios de seu criador. Apesar de ter surgido em São Paulo, foi no Rio que encontrou um público fiel. Seja na praia para acalentar os banhistas ou no trânsito conturbado para matar a fome dos motoristas.

img_20170226_172741

O Biscoito Globo deu tão certo que até hoje não possui uma equipe específica que cuide da área de publicidade e propaganda, pois além do mesmo se vender sozinho graças a sua popularidade, ainda há as propagandas feitas de forma indireta em comerciais, filmes, produtos estampados com a marca e até mesmo os ambulantes.

Em meio a muito sucesso, conhecemos também uma polêmica envolvendo o New York Times que apresenta como desfecho a comprovação que os Biscoitos Globo possuem uma imagem forte e que dificilmente será corrompida.

IMG_20170226_172324

Eu fiquei apaixonada com a escrita da Ana Beatriz, ela nos cativa do início ao fim e ao invés de nos depararmos com uma biografia cansativa, somos presenteados com uma história contada de tal maneira que parece história de família. Sabe aquelas histórias que vô/vó conta e que deixa todos com os olhos vidrados? Então, é dessa maneira que me senti, tanto que finalizei a leitura em um dia.

Não posso deixar de mencionar a diagramação, a Editora Valentina fez um belo trabalho, a capa além de muito bonita, é super criativa! As ilustrações do interior e as fotos tornaram o livro mais interessante.

Eu sou mineira, já experimentei diversos biscoitos de polvilho e só tenho elogios ao biscoito Globo, é uma delícia, leve e crocante, super recomendo! Além da versão salgada, ainda há a doce, que imagino que deve ser tão boa quanto, hihi 💛

Boa leitura, beijos! ♥

Anúncios

2 comentários em “Ó, O Globo! – A História de um Biscoito – Ana Beatriz Manier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s