RESENHAS

A Diversidade em Perigo: De Darwin a Lévi-Strauss – Pascal Picq

A resenha de hoje envolve o livro “A Diversidade em Perigo: De Darwin a Lévi-Strauss”, do Pascal Picq. A leitura é intensa e repleta de passagens que te fazem refletir.

IMG_20170112_151847

IMG_20170112_152357

O livro é dividido em três partes:

Como as viagens formaram a consciência

A inconsciência da evolução

Um planeta cada vez mais (não) humano

Na primeira parte conhecemos com profundidade a criação, família e os ideias de Charles Darwin e Lévi-Strauss. É incrível poder saber mais sobre suas respectivas viagens, descobertas que obtiveram durante a estadia na América e inúmeras indagações a respeito da biodiversidade.

Durante a segunda parte, são apresentadas explicações de como surgiram as eras; o surgimento do Homo Sapiens; a importância de organismos que normalmente são ignorados, como por exemplo as bactérias que são fundamentais para a biodiversidade e para manter o ciclo da vida em pleno funcionamento e a extinção de algumas espécies e o motivo do desaparecimento das mesmas.

A terceira parte aborda a respeito da diversidade e a importância de se preservá-la; a extinção cada vez maior das línguas e uma conclusão englobando todas as fases das quais os homens já passaram.

IMG_20170113_175903

Os assuntos abordados na obra são descritos de maneira bem detalhada, o autor expõe os fatos e esclarece as principais dúvidas que os leitores possam vir a ter durante a leitura. É um livro para ser sentido e apreciado com calma, há muitos termos e informações que quando pesquisados se tornam simples e ajudam ainda mais na compreensão geral.

Alguns fatos que o autor mencionou já eram conhecidos por mim, lembro de ter estudado durante o ensino médio, contudo, outros me surpreenderam, como a extinção de inúmeras línguas que é um assunto de extrema importância.

A edição foi impressa em papel pólen soft, o que torna a leitura confortável aos olhos, as fontes apresentam um tamanho normal e não poderia deixar de mencionar o belo trabalho de capa e contracapa com cores vivas e imagens expressivas.

Recomendo fortemente para quem gosta de Biografias, foi fascinante conhecer mais sobre Charles Darwin e Lévi-Strauss; Amantes da Biologia, é uma verdadeira aula a respeito de assuntos fundamentais para quem curte esta área e para todos que querem se informar sobre a biodiversidade, evolução e a situação em que estamos vivendo atualmente. Esta leitura foi de grande aprendizado, pretendo ler mais vezes para absorver melhor todos os conceitos.

Boa leitura, beijos! ♥

Anúncios

10 comentários em “A Diversidade em Perigo: De Darwin a Lévi-Strauss – Pascal Picq

  1. Bia, apesar desse gênero não fazer muito estilo, sua resenha aguçou minha curiosidade de conhecer a história mais a fundo. Portanto só posso te parabenizar pela linda resenha, pois acho que você conseguiu transpassar a essência do enredo.
    Beijos, linda!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s