RESENHAS

O Hobbit – J. R. R. Tolkien

Oii, boa tarde leitores!

Depois de muitos anos querendo ler e procrastinando, finalmente li “O Hobbit” 🙌 🙌 🙌

Brincadeiras à parte, eu entrei em contato com o mundo do “Senhor dos Anéis” cedo, lembro de ter reservado a edição única na biblioteca e até cheguei a começar a leitura, mas não fui cativada e fiquei um tanto quanto perdida por causa de um livro chamado “O Hobbit” e a partir do momento não sabia se ao ler o último passaria a compreender melhor ou não e acabei abandonando. E agora, depois de já ter assistido ao filme e entendido melhor sobre esse mundo, achei que era o momento para começar a leitura.

ohobbit (3)

Bilbo Bolseiro é um hobbit e como tal, não gosta de aventuras. Para o mesmo, nada como a tranquilidade do lar e por isso quando é surpreendido com Galdalf e uma proposta de se aventurar em busca de ouro e riquezas guardadas por um dragão, o mesmo se abstêm. Como o mago não desiste fácil, apronta uma para o hobbit e no mesmo dia, o último recebe a visita de 13 anões. Os mesmos e o mago querem contratar Bilbo como ladrão para que possam recuperar a montanha mágica, que um dia foi de Thorin, um dos anões e as riquezas que nela se encontram e que foram furtadas pelo Dragão Smaug.

“É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são
narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas
desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e
levar um bom tempo para contar.”

Depois de muito declinar, enfim, o hobbit aceita e o grupo parte em busca de uma aventura. Durante o caminho, eles se deparam com trolls, elfos, aranhas gigantes, águias, goblins, wargs. Além dessas criaturas, ainda conhecem Beorn, um homem capaz de se transformar em urso que em determinado momento os acolhe em sua residência e lhes ajuda com alimentos e proteção.

ohobbit (2)

Bilbo apesar de não ser considerado grande coisa pelos anões, é ele quem os ajuda e os salva por diversas vezes. Em uma das ocasiões inclusive, ele conhece Gollum, uma criatura bizarra que habita as profundezas e que quase o engana e é claro que como estamos falando de um hobbit, ele consegue burlar as trapaças e acaba encontrando ao acaso um anel. É com esse anel que tem o poder de invisibilidade que Bilbo se salva da criatura, salva os anões e mais tarde o utiliza para conseguir conversar com o dragão de modo a não ser brutalmente queimado.

ohobbit (4)

E é enfrentando criaturas e tendo que passar por dificuldades como fome, doença e frio que o grupo finaliza a aventura de forma unida, com mais sabedoria, experiência e com o aprendizado de que não somente a união faz a força, como também a amizade é fundamental.

ohobbit (1)

Eu amei, é uma leitura tão agradável, não sei ao certo o porquê, mas me fez lembrar da infância, consegui me lembrar até do tempo que sentava diante da tv assistindo desenhos (TV Cultura é amor, haha) e comia banana amassadinha, nossa, divaguei, eu sei, mas é o que senti ao ler, é uma atmosfera tão tranquila, a simplicidade é percebida em cada trecho, consegui até me imaginar indo com os anões, Galdalf e o Bilbo na aventura, rs.

Agora sim, me sinto preparada e animada para ler “O Senhor dos Anéis” e apesar de não ter uma data em mente, quero rever os filmes, porque nessa de querer comparar, eu acabei ficando confusa e tive que desvencilhar totalmente do pensamento, rs.

Quero agradecer ao Igor, do Reduto do Bardo pela indicação e até mesmo pedir desculpas, já que minha resenha está extremamente atrasada. O atraso se deve a leitura intensa das maratonas literárias e também ao pequeno bloqueio criativos que tive, infelizmente tenho isso às vezes e me forçar a escrever não é uma saída. (Sorry :/ ) Vou deixar o link  da resenha que ele fez, já que concordamos em ler juntos, hihi.

Boa leitura, beijos! ♥

13 comentários em “O Hobbit – J. R. R. Tolkien

    1. Ah, não acredito! Que fofo, hihi ❤
      Eu ainda quero fazer uma super maratona, agora que li "O Hobbit", me sinto mais animada para ler todos os livros, a escrita do Tolkien é tão cativante 🙂
      Quanto aos desenhos, sim. Adoro ilustrar as particularidades da respectiva obra que estou resenhando.
      Beijinhos ♥

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

