RESENHAS

Fortaleza Digital – Dan Brown

Oii, boa noite leitores!

A resenha de hoje envolve o segundo livro lido na primeira semana da  Maratona Literária de Inverno. Eu me surpreendi muito com esse livro, é claro que já tinha lido algumas resenhas positivas e comentários a respeito da escrita do Dan, mas não imaginava que fosse me cativar tanto quanto cativou. Faz tempo que esse livro está aqui em casa, na verdade foi meu irmão que comprou, não sei ao certo se leu, só sei que peguei esse e outros títulos e os deixei na minha estante, hihi.

fortaleza

Susan é a criptógrafa chefe da NSA (Agência de Segurança Nacional) e foi através do trabalho que conheceu o professor universitário David Becker. Na ocasião, ele foi convidado para um trabalho temporário devido a seu alto conhecimento em idiomas e não somente impressionou os funcionários pela sua competência, como também atraiu a atenção da criptógrafa, tanto que depois de muitos encontros, ambos começaram a se envolver, namorar e atualmente estão noivos.

fortaleza4

“Um hora depois, quando Becker já tinha deixado de lado sua partida de squash, e Susan, por sua vez, havia ignorado completamente três chamadas pelo sistema interno de comunicação, ambos estavam achando tudo aquilo muito engraçado. Lá estavam eles, duas mentes altamente racionais e analíticas, supostamente imunes a paixões súbitas, mas, enquanto discutiam morfologia, linguística e geradores de números pseudo-aleatórios, sentiam-se como um casal de adolescentes, como se houvesse fogos estourando a seu redor. “

Susan desde que começou a trabalhar na NSA é protegida por Strathmore, ele a tem como sua queridinha, ainda mais que a ensinou tudo que sabe e está sempre junto para o que precisar, além de defendê-la das cantadas dos demais funcionários.

A NSA possui um supercomputador chamado TRANSLTR, a máquina pode quebrar qualquer código em pouco tempo e o mais importante é que ninguém além da empresa sabe disso. Pelo menos é o que pensam até receberem uma mensagem de Ensei Tankado. Ao que parece o mesmo conseguiu criar um algoritmo indecifrável e disse que somente entregaria a fórmula caso a agência divulgasse ao mundo o que estavam escondendo e mais, informou ainda que caso algo acontecesse a ele, uma outra pessoa se encarregaria de disponibilizar a o segredo para o mundo todo. Strathmore não acredita e para comprovar, coloca o código para ser decifrado no supercomputador e o que menos queria que acontecesse, infelizmente acontece: a máquina não consegue chegar a um resultado. A partir desse momento, Susan é chamada para lhe ajudar, não acredita nas palavras de Ensei, para ela não passa de uma ameaça, já que é matematicamente impossível criar um algoritmo indecifrável.

fortaleza2

Enquanto estão pensando em uma solução, Strathmore e Sarah são surpreendidos com a notícia de que Ensei está morto e a partir desse momento começam a lutar contra o tempo. O chefe decide então mandar David para a Espanha em busca de alguma pista que possa ajudá-los a descobrir onde se encontra a chave para o algoritmo. Sarah apenas fica sabendo que David está em uma missão, depois que ele já está no avião e não concorda com a decisão de Strathmore , ela tem medo que algo possa acontecer com o noivo.

Enquanto a criptógrafa tenta decifrar o enigma e tem que lidar com desconfianças e atitudes suspeitas na empresa, David percorre as ruas de Sevilha em busca do anel deixado por Ensei, afinal, foi o único objeto que ele fez questão de entregar para as pessoas que tentaram socorrê-lo.

E é diante de mortes misteriosas que o casal deve não somente tentar decifrar o código, como também interpretar as pistas deixadas nas entrelinhas.

fortaleza3

Que história intrigante, eu não conseguia deixar a leitura de tanta curiosidade a respeito das pistas e dos fatos que foram ocorrendo, realmente é um livro espetacular! Eu estou cursando Engenharia da Computação e pouco vi de criptografia, mas me lembro que cheguei a pesquisar e inclusive assisti algumas palestras e fiquei admirada, é uma área super interessante.

O autor alterna os capítulos, ora narrando as situações vividas por David, ora na NSA, mantendo dessa maneira um certo suspense acerca do que está acontecendo com os personagens. O desfecho é surpreendente, o mistério é solucionado apenas nos últimos minutos, o que torna impossível abandonar a leitura antes do último ponto final, hihi.

Boa leitura, beijos! ♥

4 comentários em “Fortaleza Digital – Dan Brown

  1. Boa noite Bia!! Amei sua resenha *-*
    Esse foi o primeiro livro que li do autor, e faz bastante tempo, mas lembro que quando li eu também me surpreendi bastante com a história, e depois li outros livros do autor também… lembro que no começo ficava um pouco confusa com os capítulos alternados, mas depois fui me acostumando e isso só deixa a história mais intrigante e você anseia para chegar no capítulo que é narrado por tal personagem e que aconteceu algo surpreendente, ou será que é só comigo que acontece isso? hahaha.
    Um beijão ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oii Nat, boa noite!
      Eu achei fantástico e os capítulos iniciais são um tanto quanto confusos porque não entendemos exatamente do que se trata, mas conforme vai sendo apresentado o enredo, tudo vai fazendo sentido, rs. Bem, tenho alguns capítulos preferidos e que são de extrema importância, acho que sei de qual está falando e realmente, é surpreendende, hahaha.
      Obrigada, beijinhos ♥

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

