RESENHAS

Estilhaça-me – Tahereh Mafi (Série Estilhaça-me #1)

Oii, boa tarde leitores!

A resenha de hoje envolve o primeiro livro lido da Livratona \o/

Eu fiquei com dúvidas quanto a qual distopia escolher e como já disse anteriormente em outro post, acabei nesse título pela linda capa e a sinopse intrigante. Confesso que comecei a ler antes do início oficial da maratona, rs, não resisti. É o típico livro, cujo a leitura flui, eu nem senti o tempo passar, é uma história diferente que consegue atrair a atenção do leitor do começo ao fim.

DSCF1303

Juliette está internada em um manicômio há 254 dias e devido a isso começa a se esquecer de situações simples como falar, ler e até mesmo sente dificuldade para raciocinar sobre as coisas externas. Vive trancafiada em uma cela sem a menor condição, mal se alimenta e se esforça para conseguir sobreviver. Ela foi mandada para o local, pois seus pais não a aguentavam mais, a jovem apresentou desde muito cedo uma condição distinta, a mesma não podia tocar em ninguém, pois se caso o fizesse seria mortal.

“A verdade é uma amante maldosa e ciumenta que nunca dorme.”

Por estar acostumada com a escuridão e a solidão, Juliette se surpreende com a vinda de um novo companheiro a sua cela, inicialmente ela se assusta e imagina que o fizeram para torturá-la, mas com o passar do tempo ela desencana e passa a se comunicar com o mesmo e até lhe ensina alguns truques, enquanto ele lhe atualiza a respeito do que se passa no mundo externo.

“— As pessoas perseguem as coisas que elas temem o tempo todo.”

DSCF1304

Quando ambos são libertados, a jovem se sente confusa e insegura, não entende o porquê de estar sendo solta e mais, passa a se sentir traída quando percebe que Adam, o companheiro de cela está diferente, ele age como se conhecesse as pessoas que os resgataram e ela começa a se perguntar se tudo não passou de uma encenação. Com o passar dos dias, ela acaba percebendo que sua libertação não foi de graça, pelo contrário, ela terá tudo que necessitar, desde que aceite se unir ao chefe do Setor 45 do Restabelecimento. O último é o nome dado ao governo atual, totalmente autoritário que possui a premissa de recriar um novo mundo. O intuito do mesmo é fazer uso do “poder” de Juliette e a mesma é claro não concorda, já sofreu muito e por isso vai lutar até o fim pela sua liberdade. Junto a esse conflito, a jovem deverá ainda refletir sobre a real intenção de Warner, o chefe responsável pelo Setor 45 e sobre Adam.

“Lembro-me de você todos os dias, eternamente cada simples momento da minha vida. Você foi o único que olhou para mim como um ser humano.
Ele nunca falou comigo. Ele nunca falou uma só palavra para mim, mas ele foi o único que ousou se sentar perto de minha cerca. Ele foi único que sempre me apoiou, a única pessoa que brigava por mim, o único que esmurrara alguém no rosto por ter jogado uma pedra na minha cabeça. Nem mesmo sei como agradecer.”

“— C-como você pode se importar com alguém… como eu? — Mal respiro, nervosa e petrificada, mas de algum modo fito seus lábios, estudando seu corpo, contando as gotas d’água despencando das colinas e vales de sua boca.
— Porque estou apaixonado por você.”

DSCF1305

Uau! Que livro mais fascinante, a história ficou repassando na minha cabeça depois que eu termnei, que surpresa maravilhosa! A autora utilizou um recurso durante a história que ao meu ver somente a deixou mais impactante que foi repetir algumas palavras e frases com o intuito de dar ênfase a situação e realmente, se você for ler rapidamente sentirá o quão forte é a emoção que a personagem está querendo transmitir.

Eu amei a forma como os personagens foram sendo anexados a história, a construção dos mesmos ficou fabulosa, houve momentos que me dividi entre gostar e odiar o Adam, não consegui confiar plenamente e confesso que mesmo depois de ler o desfecho, ainda não tenho total segurança, vai ver é coisa de capricorniana, haha. O Warner, apesar de ser um vilão extremamente louco, ele tem um quê a mais, algo que atrai e que te faz pensar se realmente não esconde algo por trás da figura imponente. Cheguei inclusive a escrever que queria muito que tivesse um livro narrado do ponto de vista dele e pesquisando os demais títulos da série descobri que o spin-off “Destrua-me” é exatamente sobre o mesmo, por isso voltei aqui e reescrevi, é demais! (Adoro livros que abordam diversas perspectivas, é uma maneira de conhecer mais a fundo os personagens)

A série “Estilhaça-me” é composta por 5 livros, sendo 2 spin-offs. Comecei e terminei a leitura do spin-off na quinta à noite, não resisti, rs. Recomendo a todos que gostam de uma distopia repleta de ação, mistério e uma pitada de romance.

Boa leitura, beijos! ♥

5 comentários em “Estilhaça-me – Tahereh Mafi (Série Estilhaça-me #1)

  1. Hmmm, esse livro tem uma baita cara de ser um daqueles “vira-madrugada”. Muito bem, dona Bia, mais um pra lista de leitura! Acho que vou acabar perdendo a conta dos livros novos que estou procurando por sua causa kkk
    Eu tentei resistir, juro, mas terei que repetir pela enésima vez: resenha incrível, moça (:

    Curtido por 1 pessoa

    1. É sim Igor, eu nem senti o tempo passar, foi uma leitura muito agradável, hihi. Faço das suas as minhas palavras, minha lista já é grande e o senhor ainda colabora com ótimas indicações 😛 kkkk (Não consegui esquecer da resenha referente ao livro “Jogador Nº 1”)
      Obrigada moço, você é sempre muito gentil 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

