RESENHAS

Persuasão – Jane Austen

Oii, bom dia leitores!

Nesse último domingo começou a Maratona Literária de Inverno (MLI) e para a primeira semana foi escolhido o tema encalhados, ou seja, livros que estivessem na estante por mais de 1 ano. Eu fiquei com muitas dúvidas acerca de qual escolher, pois tenho livros que não li seja por fazerem parte de série e não possuir todos os livros, como no caso do “Beijada por um anjo” que ainda faltam 2, rs ou livros que tentei ler inúmeras vezes, mas que realmente não conseguiram me cativar, como é o caso de “A Hospedeira” (me julguem, haha). Por fim escolhi dois livros de gêneros completamente opostos: “Persuasão”, de Jane Austen e Fortaleza Digital, do Dan Brown.

Comecei no sábado a leitura de “Persuasão” durante o esquenta do MLI e terminei no domingo à tarde. É um livro bem curto, o início da história é um tanto quanto calma demais, o que pode distrair um pouco o leitor, mas depois de alguns capítulos, o cenário se modifica, se tornando mais interessante.

DSCF1269

Anne Elliot passou sua juventude sendo tratada de forma indiferente pelo seu pai, Sir Walter Elliot, um homem extremamente vaidoso. Ele se orgulha apenas de Elizabeth, a filha mais velha que tem tudo que um pai espera de uma filha e também Mary, a mais nova que inclusive já é casada.

E por isso quando Anne fica sabendo dos problemas financeiros pela qual a família está enfrentando, ela pensa em uma solução e por saber que o pai provavelmente não vai lhe ouvir, ela pede que Lady Russel assim o faça. Dessa forma, a família decide alugar a casa em que mora e se mudar para Bath.

O que não estavam esperando no entanto era que a casa iria ser alugada para o Sr. Croft, irmão do capitão Frederick Wentworth. O último, oito anos atrás chegou a pedir a jovem Anne em casamento, mas a mesma não aceitou o pedido devido a não aprovação da família e da melhor amiga Lady Russel. Ambos não concordaram, pois não o achavam digno, já que o oficial não tinha posses e vinha de uma família simples.

Anne quando toma conhecimento de que Frederick está de volta, agora como um marinheiro muito bem sucedido, tenta ao máximo evitar um encontro, pois sabe o quão magoado o mesmo ficou diante da recusa a respeito do casamento, porém é em vão. Quando a família se muda para Bath, ela aproveita para passar um dias com sua irmã Mary, que mora próximo das terras alugadas e acaba assim se encontrando com Frederick. Inicialmente ele a trata de forma fria e distante, mas com o passar dos dias, o convívio se torna mais amigável.

“O capitão Wentworth olhou para ela imediatamente, mostrando que notara aquilo. Lançou a ela um breve olhar, um olhar brilhante, que parecia dizer. “Aquele homem se impressionou com você, e até eu, neste momento, torno a ver em você algo de Anne Elliot” “

DSCF1265

E junto com alguns amigos e parentes, Anne aceita viajar para Lyme e lá se reencontra com seu primo Sr. Elliot e conhece Benwick. O primo a aborda e demonstra ter intenções que ultrapassam a amizade e Benwick, apesar de ser uma pessoa mais quieta, através de seu vasto conhecimento literário consegue manter uma boa conversa com a jovem. Frederick se sente incomodado com a situação e na mesma ocasião Anne se sente um pouco enciumada, já que percebe o interesse de suas amigas pelo mesmo, principalmente de Louisa. Depois de um acidente, tudo começa a se modificar e a verdadeira intenção e personalidade dos mesmos vão sendo reveladas.

“Não consigo mais ouvir em silencio. Tenho de falar com você com os meios que estão ao meu alcance. Você trespassa a minha alma. Sou agonia e esperança. Não me diga que é tarde demais, que tais preciosos sentimentos se foram para sempre…”

DSCF1270

Eu senti muita dificuldade para escrever essa resenha, gostei sim da história, mas o fato da edição que escolhi possuir letras pequenas, tornou a leitura cansativa e demorada, já que eu tive que fazer pequenas paradas para descansar a vista e além disso não acho fácil falar sobre as obras da Jane, ainda mais quando a mesma não causou o mesmo impacto e paixão que outras como “Orgulho e Preconceito” e só o fato de estar aqui contando isso para vocês é como se eu estivesse “traindo” a autora, sei que é bobagem, mas é como me sinto.

De qualquer forma recomendo a leitura de “Persuasão”, não é apenas mais um romance, ele faz críticas importantes e ironiza situações e classes sociais. Devo ressalvar que fui cativada em determinados momentos, principalmente nos últimos capítulos, a interação entre Frederick e Anne é ao mesmo tempo sutil e apaixonante, acho que se tivesse sido mais explorada, com toda certeza teria me encantado mais. Além disso, esse livro é o último que a autora escreveu e devido a doença que lhe acometeu, acredita-se que a obra ficou inacabada, tanto que a mesma nem chegou a nomear o livro de acordo com o que queria, ficando assim a tarefa para seu irmão e agente.

A edição que li foi a 3 em 1 da Martin Claret e ao final da história, eles anexaram um capítulo cujo a autora excluiu da obra final e que ao meu ver realmente não era a opção mais interessante, a que permaneceu é muito atrativa, de qualquer forma gostei de ler, adoro conhecer curiosidades e capítulos extras das obras.

DSCF1275

Boa leitura, beijos! ♥

7 comentários em “Persuasão – Jane Austen

  1. Ok, Bia, se você teve dificuldades e ainda escreveu algo que poderia muito bem redefinir o conceito de resenha, apenas imagino o que teria sido postado caso a leitura tivesse sido menos cansativa *-*
    Confesso que não sou muuuito fã da Jane Austen (só li Orgulho e Preconceito, foi mal), mas em homenagem à essa super resenha, vou procurar Persuasão ^^
    Ah, e para não perder o hábito de dizer isso, belíssimos desenhos, moça (:

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiii Igor!
      Você é sempre tão gentil, muito muito obrigada ♥
      Fico surpresa e feliz em saber que leu “Orgulho e Preconceito”, são poucos os homens que conheço que leram alguma obra da mesma e uau! Vai ler “Persuasão” mesmo? Que lindo, depois me conta o que achou, hihi 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

