RESENHAS

Tá Todo Mundo Mal – Jout Jout

Oii, boa tarde leitores!

Sabe quando você baixa um trecho ou capítulo de um livro somente para sentir a atmosfera da história e acaba sem querer lendo a obra toda? Pois é, foi isso que aconteceu comigo, eu nem sequer senti o tempo passar.

Julia Tolezano ou Jout Jout, como é mais conhecida, reúne em seu livro, textos que falam sobre crises pelas quais viveu, desde a adolescência até os dias atuais e o faz de tal maneira que o leitor se identifica com as situações.

“O interessante é que, quando estou solteira, algo acontece no meu corpo que me faz buscar pessoas desastrosas para fincar ao meu lado. O indivíduo pode ser o oposto do que eu considero aceitável, mas eu me apego de uma forma!
Dodô* certa vez definiu esse meu estado com a seguinte frase: se uma palmeira demonstrar algum interesse por Julia, ela se apaixona pela palmeira. Não podia estar mais correto. E esse, inclusive, é o gatilho de muitas crises.”

São textos curtos e fluidos que nos arrancam risadas e reflexões. É o típico livro que atrai a atenção do começo ao fim de uma maneira que fica difícil abandonar a leitura sem ter chegado ao desfecho.

“Você vai descobrindo que os talentos de uma pessoa nem sempre se resumem a ser bom em cálculo, ter boa memória ou desenhar bem. Às vezes você é muito bom em ser gentil, em observar as coisas, em seguir sua intuição. Às vezes você é bom em coisas que não cabem em um currículo. Todo emprego que consegui até hoje foi por meio de cartas, entrevistas, conversas e cafezinhos. Nunca cheguei nem perto de passar em um processo seletivo de trainee. Inclusive, que preguiça desses processos. Um monte de gente numa gincana ridícula de adultos tentando derrotar o amigo ao lado com um sorriso dissimulado no rosto e fingindo ter qualidades que alguém falou que seriam bem avaliadas por aquela empresa.”

Achei super interessante a ideia de publicar uma obra com essa premissa, inclusive a Jout Jout até explica que quando foi chamada para escrever um livro não sabia ao certo o que abordar, imaginou que seria apenas mais uma youtuber famosa lançando sua obra. A ideia de contar sobre suas crises foi realmente fantástica, segundo a autora, escrever o livro foi uma  grande crise generalizada e penso que muitos leitores ao terminarem de ler, vão ter vontade de escrever sobre suas crises. Eu sou uma leitora que adora ouvir histórias, sempre gostei, são elas que contam um pouco quem somos e o que já vivemos e seria incrível poder ler sobre as crises das pessoas, seus medos, sonhos, porque todo mundo tem algo a contar.

tatodo

“Tema livre é uma das coisas piores que pode acontecer com um aluno. Não tem como começar a escrever antes de uma hora de tentativas falhas, incertezas, coceiras, suor frio, para no final você acabar escrevendo sobre a importância da chuva mesmo e sair correndo para ficar em posição fetal em casa.”

tatatodomundo

“Você não precisa ser a melhor amiga o tempo todo, a que faz tudo que é preciso para ser a melhor amiga do mundo o tempo todo para todo mundo. Você pode não querer fazer uma coisa ou outra. Não tem problema. Mas tem que bancar as suas decisões.”

Jout Jout, sua linda, preciso urgente de uma continuação, você consegue cativar o leitor independente do assunto que aborda, é incrível! Parabéns!

Boa leitura, beijos! ♥

8 comentários em “Tá Todo Mundo Mal – Jout Jout

  1. “Tema livre” é, definitivamente, uma das coisas mais assustadoras que pode aparecer no cabeçalho de uma proposta de redação, tenho calafrios só de lembrar, rs.
    Todo mundo deve comentar isso, mas essas suas resenhas ilustradas são incríveis, Bia *-*.
    Agora tenho que encontrar esse livro pra ler, porque fiquei super curioso! ^^

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

